Buscar
  • Gourmet Express

São Paulo 466 anos | 05 curiosidades sobre a nossa cidade



Dia 25 de Janeiro de 2020, São Paulo fará 466 anos. Fundada em 1.554 por padres jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico, político e gastronômico.

Hoje a “terra da garoa” é a sétima cidade mais populosa do mundo, com seus 12,04 milhões de habitantes. São números e mais números que tentam mensurar quão grande e diversa é São Paulo. Por isso, selecionamos cinco curiosidades sobre a nossa cidade e lógico, sobre a culinária paulistana. Confira:


1 - Por que São Paulo?

O nome São Paulo foi escolhido porque o dia da fundação do colégio foi 25 de janeiro, mesmo dia no qual a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, ou São Paulo.


2 - Café da manhã do Paulista

O “pão francês” foi uma adaptação do pão curto com miolo branco e casca dourada que os brasileiros mais ricos experimentaram na França. Apesar da panificação no Brasil estar vinculada às tradições portuguesas, foi com os imigrantes italianos que chegaram a São Paulo que essa cultura se expandiu e hoje não pode faltar em nosso café da manhã.


3 - Mais de 1 milhão de pizzas por dia

São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizza no mundo, ficando atrás somente de Nova Iorque. Os paulistanos consomem mais de 700 pizzas por minuto.



4 - Virado a Paulista | Patrimônio Imaterial



É o prato mais antigo da gastronomia de São Paulo. Estudiosos da história de gastronomia dizem que o prato surgiu espontaneamente. Quando realizavam as bandeiras, nas expedições para o interior do Brasil, os viajantes costumavam carregar recipientes cheios de feijão cozido, farinha de milho, carne-seca e toucinho. Com o chacoalhar da viagem, os ingredientes ficavam “virados” (daí o nome) e acabavam se misturando.

Por fim, o prato mais famoso de São Paulo virou patrimônio imaterial do estado.

A receita foi tombada em 6 de fevereiro de 2018 e reconhecida como bem cultural pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Governo do Estado de São Paulo.


5 - Tudo isso no Gourmet Express


Oferecemos um espaço para refeições de qualidade em um ambiente moderno e aconchegante. Saboreie diversos pratos da culinária brasileira como carnes, massas, saladas e pizzas. Nosso happy hour é o mais animado da região, ideal para relaxar ao fim do dia e ver o jogo do seu time num grande telão ou nas diversas tvs espalhadas pelo salão.


Parabéns são Paulo pelos 466 anos de muita Cultura, História e Gastronomia.


19 visualizações0 comentário